SEGUIDORES, olá, é um prazer ter sua companhia !

segunda-feira, 7 de março de 2011

AVALIAR? COMO?

Lembre-se que o Planejamento não é sobre você ou suas necessidades. Quem dita o quê e o como, são os alunos. São as necessidades DELES que precisam ser atendidas. Para isso é preciso investigar e encontrar as respostas para as perguntas que foram feitas anteriormente.







A ferramenta que você usará para responder à essas perguntas é realizando a Avaliação Diagnóstica. Não importa a matéria que você leciona, ou o grau de ensino. Quer seja no Infantil, Fundamental, Médio, Técnico ou EJA, a Avaliação Diagnóstica presta-se ao mesmo objetivo: diagnosticar, verificar e levantar os pontos fracos e fortes do aluno em determinada área de conhecimento.






É importante frisar que, infelizmente, muitos Professores utilizam apenas prova escrita para a realização desta avaliação. Quando na verdade existem mil e uma maneiras de realizar este levantamento de forma que os resultados sejam mais verdadeiros que aqueles levantados em uma mera prova escrita.






Esta avaliação não se restringe apenas ao início do ano letivo, porém deve ser usada ao longo do processo de aprendizado, para isso lance mão de dinâmicas, jogos, debates, desafios, apresentações, vídeos, produções musicais, construção de maquetes, resolução de problemas, brincadeiras, criação de blogs, fórum, etc.




2 comentários:

  1. O mal uma vez inserido torna-se irremediavelmente difundido. Às vezes nossas atitudes podem ferir profundamente uma pessoa, a ponto de deixá-la sentindo-se sem nenhum valor, amargurada até torná-la insensível, causando danos quase que irreparáveis em sua vida. É preocupante pensar que podemos ser responsáveis por muitos monstros que existem pela vida a fora. Nossas ações impensadas, ou fundadas em bases preconceituosas originaram essas pessoas. Então me pergunto: quantas vezes Jesus tem que morrer para nos salvar e nos tornar pessoas melhores?[b] [red]

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisca!! Vim retribuir sua visita e conhcer suas postagens...e concordo em número e grau sobre seu comentário sobre AVALIAÇÃO...
    Fiquei feliz por saber que moras em Imperatriz, pois tenho uma filha que estuda ai na UNISULMA, ela faz enfermagem...Quem sabe um dia até possamos nos conhecer rsrsr mundo pequeno..
    Olha também tenho outro blog que discute a educação de um modo geral, passa lá o endereço é: http//leriaeducacao.blogspot.com
    Querida um abraço!!

    ResponderExcluir