SEGUIDORES, olá, é um prazer ter sua companhia !
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Provocação Ao trabalhar com diferentes gêneros, você não precisa mais ensinar conteúdos como a gramática e a ortografia, focando apenas os aspectos discursivos do texto, que afetam diretamente seu sentido. Verdadeiro ou falso? Falso. Tanto quanto a pontuação, a gramática e a ortografia também interferem na compreensão de um texto. A questão está em como trabalhar esses conteúdos. Decorar regras e mais regras não vai servir para desenvolver os comportamentos escritores. Por outro lado, ao estudar as normas gramaticais e ortográficas de maneira contextualizada e integrada à produção de seus textos, o aluno tem mais chances de compreender que o uso inadequado de certas estruturas vai comprometer o sentido da sua mensagem.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
domingo, 6 de fevereiro de 2011
DINAMIZE COM SEUS ALUNOS!!
Valores familiares
Objetivo: Identificar valores e mensagens transmitidos pela família.
Materiais necessários: Ficha de trabalho e lápis.
Desenvolvimento: 1. Grupo em círculo, sentado. 2. Distribuir ficha de trabalho e lápis, pedindo que respondam individualmente às questões contidas na ficha. 3. Dividir o grupo em cinco subgrupos. Cada subgrupo fica responsável por uma das questões da ficha de trabalho. 4. Solicitar a cada subgrupo que discuta as respostas individuais à questão que lhe coube, registrando os pontos comuns. Tempo. 5. Cada subgrupo apresenta suas observações. 6. Plenário - comentar os pontos de discussão: * Que valores são especialmente importantes para a sua família? * O que lhe chamou a atenção de tudo o que ouviu? * Como se sente em relação à diversidade de valores do grupo? 7. Fechamento: o facilitador ressalta para o grupo que os valores que possuímos influenciam nossas atitudes, decisões e comportamentos. Nenhum ser humano vive sem um núcleo de princípios interiores que orientem sua interpretação do mundo, dando sentido e direção para sua vida.
Ficha de trabalho:
O que sua família pensa sobre: 1. Ter bom desempenho na escola? 2. Participar de grupos sociais, grêmio estudantil...? 3. Ter um emprego? 4. Ter relações sexuais? 5.Ter religião? 6. Respeitar as leis?
Fonte: Projeto Adolescência Criativa Olodum
Dinâmica publicada na edição nº 372, Novembro de 2006, página 15.
Assinar:
Postagens (Atom)